segunda-feira, maio 23, 2005

COIMBRA - Construção da ponte pedonal arranca este mês


A obra da ponte pedonal e de ciclovia sobre o Rio Mondego começa já no final de Maio e deverá estar concluída no prazo de nove meses.

A execução do projecto da ponte pedonal e de ciclovia foi adjudicada à Sociedade de Construções Soares da Costa, segundo informou ontem a Sociedade CoimbraPolis, que anunciou o início dos trabalhos para o final deste mês.
O vereador João Rebelo adiantou, ainda, que o custo da obra se situa abaixo dos quatro milhões de euros, valor de base estipulado no concurso público.
No plano estratégico de requalificação urbana do Programa Polis, a ponte pedonal surge como projecto de referência devido à implementação emblemática onde se insere. Vai situar?se entre a Ponte Europa e a ponte de Santa Clara, fazendo a ligação do Parque Verde do Mondego até margem esquerda.
A obra emblemática do CoimbraPolis une, assim, a 3.ª fase da intervenção (Parque Verde) à anunciada obra da 2.ª fase, que será a requalificação da margem esquerda, à semelhança do conceito de espaço verde e de lazer introduzido pelo Parque Verde.
Os autores do projecto são dois reputados engenheiros: Adão da Fonseca - responsável, entre outros, pelo projecto da Ponte do Infante no Porto -, e o britânico Cecil Balmond, que projectou a Millenium Bridge, estrutura semelhante que atravessa o rio Tamisa, em Londres.
Salvaguardando a navegabilidade e a utilização do rio para a prática de desportos náuticos e percursos turísticos, os engenheiros responsáveis quiseram desenhar uma ponte com sentido poético e com um traçado rural, para se coadunar com o coração da cidade. A nova ponte será uma estrutura em aço, com 275 metros de comprimento e quatro metros de largura, que se estende em três arcos. O arco central terá o vão de 95 metros e o total da largura do leito do rio Mondego será vencido com mais dois arcos, um para cada lado, com cerca de 60 metros cada.
Tal como explicaram os projectistas, aquando da apresentação pública da maquete, ?os três arcos vão ser ligados, de modo a sustentar o tabuleiro, dispensando assim a presença de pilares entre si?, dando a ideia de se tratar de uma escultura de uma só peça.
Balmond evocou a imagem de uma pedra que acaba de ser lançada à água e que salta pelo rio fora, para ilustrar o efeito dos arcos.
O desenho da ponte terá sido inspirado numa ponte antiga que ligava as duas margens, onde hoje se situa a Ponte de Santa Clara, e que tinha uma espécie de ponto de encontro a meio. Também a futura ponte pedonal e ciclável deverá ter, a meio do percurso, uma praça e miradouro com cerca de oito metros de largura, que faz deste um projecto singular.

Nenhum comentário: