terça-feira, maio 17, 2005

GOIS - está em alerta contra fogos florestais


Com o objectivo de verificar a operacionalidade dos meios de combate a incêndios, o governador civil efectuou ontem uma visita a algumas infra-estruturas do concelho de Góis, num périplo que o governante pretende continuar pelos 17 concelhos do distrito.
No dia em que abriu oficialmente a época de fogos, antecipada devido à seca que tem assolado o país, São Pedro resolveu contrariar esta tendência e bafejou o concelho de Góis com chuva, pelo menos enquanto Henrique Fernandes visitou algumas das suas infra-estruturas. A visita do governador civil, que teve por objectivo verificar a operacionalidade dos meios de combate aos incêndios, começou com uma deslocação à secção dos Bombeiros de Góis em Alvares, seguindo-se uma passagem por Chã de Alvares para visualização da faixa e auto-defesa da povoação. Seguiu-se uma visita aos açeiros da Unidade de Gestão Florestal da Simantorta e uma verificação do estado de limpeza e conservação dos caminhos florestais na Unidade de Gestão dos Penedos, no cruzamento dos Povorais.
A visita culminou no auditório da Casa do Artista, em Góis, onde Diamantino Garcia, vice-presidente da autarquia e delegado da Protecção Civil apresentou o Plano de prevenção e vigilância no concelho de Góis.

Prevenção e vigilância

Sobre o Plano propriamente dito, Diamantino Garcia explicou que é constituído por duas partes, nomeadamente prevenção e vigilância. Na prevenção destaca-se o papel preponderante desempenhado pelas equipas de Sapadores Florestais de Góis, bem como uma candidatura apresentada por esta associação e autarquia à Medida Agris 3.4 denominada, prevenção de riscos provocados por agentes abióticos. E aqui o também presidente da direcção dos Bombeiros de Góis aproveitou para recordar o governador civil da morosidade da aprovação destas candidaturas e lembrar o facto destes concelhos terem características eminentemente rurais.
Refira-se ainda que neste Plano a despistagem das causas dos incêndios é efectuada quer pela GNR e Polícia Florestal como também pela Polícia Judiciária.
O governante sublinhou que a visita que ontem começou no concelho de Góis se vai estender aos restantes 17 concelhos do distrito, que funcionam como as 17 realidades territoriais, o governante espera que esses concelhos funcionem bem, pois só assim teremos fortes hipóteses de sermos eficazes na prevenção e vigilância e garantir uma primeira intervenção atempada.
Referindo-se ao Plano apresentado, o governante deixou um apelo aos presidentes de Câmara que no seu entender devem dotar-se dos meios adequados que a sua responsabilidade cívica e civil obriga.
Tambem espera que alguns deles não venham a boicotar este Plano como já vem sendo habito.
Uma última palavra para a população, a quem Henrique Fernandes pede que leia os prospectos, lembrando as causas dos incêndios, as atitudes a tomar aquando do seu surgimento bem como as formas de prevenção.
Vamos assumir individualmente as nossas responsabilidades, proteger a nossa floresta e o nosso concelho.

Nenhum comentário: