sábado, maio 28, 2005

Pombeiro da Beira recorda conselheiro Dias Ferreira

Por iniciativa da família Dias Ferreira e da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira vai ser amanhã dia 29 comemorado o 50.º aniversário da implementação de um monumento na freguesia em honra do Conselheiro José Dias Ferreira. Evento ao qual se associou a autarquia arganilense e que pretende sobretudo "valorizar o passado da freguesia".

Foi de uma conversa informal, ocorrida o ano passado, aquando da feira/festa de Maio, entre a família Dias Ferreira e a presidente da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira que nasceu a ideia de se comemorar o 50.º aniversário da implementação de um monumento em honra do então Conselheiro José Dias Ferreira.
Bisavô de José Eugénio Dias Ferreira e de Manuela Ferreira Leite, o Conselheiro era natural de Aldeia Nova, um lugar pertencente à freguesia de Pombeiro da Beira, tendo começado, de acordo com a presidente de Junta, Graça Lopes, por ser um advogado, jurista, tendo sido posteriormente político. ~
Destacou-se na vida nacional, até chegou a ser presidente do Governo na crise de 1892, ministro da fazenda, deputado par do reino por Arganil e por outras terras, adiantou aquela responsável.
Há 50 anos, por iniciativa do então Comendador José Lopes Ferreira, foi erigido um monumento em sua memória, para que a sua figura ficasse perpetuada na sua terra natal, conta ao nosso Jornal Graça Lopes, passando a enumerar os motivos que conduziram à referida comemoração.
A também docente sublinha ainda que a ideia é «tentar promover a história, até porque na óptica da autarca, «os mais novos normalmente não conhecem e queremos passar esse testemunho do que foi o passado e, ao mesmo tempo, relembrar aos mais velhos quem foi a figura de Dias Ferreira.

Honrar o passado

Para a homenagem a Junta preparou um vasto programa, ao qual se associou a Câmara Municipal de Arganil (contribuído com a elaboração dos convites e com a placa alusiva ao acto a colocar junto ao busto) que começa pelas 9h30, com missa na Igreja Matriz por intenção do Conselheiro e dos seus descendentes já falecidos. Pelas 10h30 dar-se-á lugar à recepção dos convidados, seguindo-se uma visita guiada a alguns locais de memória do homenageado. A visita será ?guiada? pelo regionalista António Lopes Machado.

Nenhum comentário: