domingo, outubro 19, 2003

Um adeus sentido a Ferrer Correia........

A presidência da AAC terá sido a primeira que ocupou, sem desconfiar que um dia seria reitor da Universidade de Coimbra, mas também o primeiro reitor honorário.
Pelo meio, distingue-se como jurisconsulto, entra na administração da Fundação Calouste Gulbenkian e ocupa o lugar da presidência.
Depois, volta a Coimbra e é na Fundação Bissaya Barreto que desenha aquilo que entende que devem ser as Ciências Jurídicas. Tarefas da vida de um homem.
Ferrer Correia morreu com 91 anos

O professor que não gostava de homenagens acabou por se render, no ano passado, àquela que lhe dedicaram na sua terra. A Escola Básica Integrada Ferrer Correia imortalizou-o numa estátua com dois metros de altura. Ferrer Correia resistiu, mas acabou por se render no Senhor da Serra (Miranda do Corvo), porque «este não é só o lugar onde nasci, mas também o berço dos meus antepassados: meu pai e meu avô paterno. Estão aqui as minhas raízes. E prezo-me de não ter jamais atraiçoado a minha origem. Venho do povo daqui». (Ferrer Correia) – início do discurso que leu no dia da sua homenagem no Senhor da Serra, a 14 de Setembro de 2002.
Ferrer Correia morreu quinta-feira à noite, numa clínica privada de Coimbra.

Nenhum comentário: