sexta-feira, janeiro 02, 2004

Bombeiros debatem incêndios no final do mês ......




A Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu promove no próximo dia 31 um Fórum Nacional sobre Incêndios Florestais, que decorrerá no Auditório da Expobeiras, no Parque Industrial de Coimbrões.

Discutir «as fragilidades e incapacidades demonstradas nos incêndios verificados no Verão de 2003, mas também debater questões viradas para 2004, no sentido de que desastres como os do ano passado não se repitam», é «um dos grandes objectivos do Fórum», precisamente «numa altura em que começa a haver o discurso de que o que aconteceu foi episódico».
«Nesse sentido, importa saber o que está a ser feito pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, assim como ouvir os bombeiros portugueses, no tocante a material humano, a equipamento de terrestre e aéreo, a estratégias de coordenação e comunicação» e «discutir isso numa época em que não existem incêndios», sendo Viseu palco em Maio do Dia Nacional do Bombeiro.
A Federação de Bombeiros dos Distrito de Viseu sublinha: «Depois dos incêndios do Verão de 2003, entendemos ser fundamental criar um espaço de análise quanto às medidas entretanto anunciadas e a sua incidência no planeamento do dispositivo de combate a adoptar para enfrentar os incêndios florestais em 2004, ou seja, este ano.
No tocante ao Fórum, propriamente dito, “Incêndios Florestais 2003: Uma Análise Integrada”, comunicação a ser feita por Paulo Gil Martins, ex-coordenador do Centro Nacional de Operações e Socorro do SNBCP; “Os Incêndios Florestais na Agenda dos Meios de Comunicação Social: A Visão do Jornalista” (Patrícia Cerdeira, jornalista da RDP e do Jornal Bombeiros de Portugal); “A Missão das Autarquias no Dispositivo de Combate aos Incêndios Florestais: A Visão do Autarca” (Jaime Marta Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares) são alguns dos temas a serem focados no encontro.
Outros assuntos a debater no Fórum Nacional sobre Incêndios Florestais são o “Dispositivo de Combate para 2004: Que Mudanças?”, tema a expor por Fernando Paiva Monteiro, presidente do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil e “Os Incêndios Florestais e os Bombeiros: Uma Abordagem Integrada”, por Rebelo Marinho, presidente da Federação de Bombeiros dos Distrito de Viseu.
A síntese conclusiva dos trabalhos é realizada por Duarte Caldeira, presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses.



Nenhum comentário: