quinta-feira, outubro 21, 2004

Confraria do Leitão nasce em Novembro...na Mealhada

Mais uma confusão vai nascer com a Confraria do Leitão. O mesmo que a da Chanfana.
É qu o leitão assado como o conhecemos e designamos da Bairrada....não é originario da Bairrada.
Este tipo de leitão é originario da Boavista perto de Leiria.
Foi o pessoal daquela zona que ia trabalhar nas vindimas para a zona da Bairrada que levou aquela "moda "...e assim apareceu o Leitão da Bairrada.

Mais uma vez Jaime Soares se vê envolvido na confusão das Confrarias....é preciso ter azar.
Já está formalizada e prestes a ser oficializada a Confraria do Leitão da Mealhada. Apadrinhada por Jaime Soares, da Confraria da Chanfana e dirigente do PSD, a associação tem como principal objectivo a valorização da gastronomia do concelho, particularmente o leitão, dar a conhecer as antigas técnicas de produção e premiar os melhores profissionais

Até parecia mal a "sala de jantar da Europa", com tanta tradição gastronómica, não ter uma confraria, refere João Peres, o impulsionador da Confraria do Leitão da Mealhada, que da ideia passou à sua concretização e agora, depois de formalizada, deverá ser oficializada já no próximo mês de Novembro, depois da assinatura da escritura.
O padrinho é Jaime Soares, da Confraria da Chanfana e os fundadores são as juntas de freguesia do concelho, a Escola Profissional, a Caixa de Crédito Agrícola e a Adega Cooperativa da Mealhada.
Promover a defesa e divulgação do património gastronómico do concelho, em geral, e, em especial, do leitão da Mealhada é o grande objectivo da confraria. De acordo com os estatutos, a confraria propõe-se organizar festas, recepções, banquetes, reuniões e manifestações similares, assegurando a genuinidade dos produtos e sua confecção, apoiando a elaboração e divulgação de trabalhos sobre a gastronomia local e, em especial, do leitão da Mealhada, designadamente sobre a sua história e antigas técnicas de produção, bem como de técnicas conducentes ao aumento das suas qualidades gastronómicas.
A Confraria do Leitão da Mealhada deverá também realizar conferências e passeios culturais, divulgar as virtudes e tradições ligadas ao leitão da Mealhada e organizar concursos a fim de premiar periodicamente os melhores profissionais de gastronomia, no âmbito da confecção e dos serviços que complementem, bem como entidades individuais ou colectivas que tenham concorrido de forma relevante para promover a gastronomia do concelho e da região da Bairrada.
Estabelecer relações com outras confrarias portuguesas ou estrangeiras e colaborar com órgãos locais, regionais, nacionais ou internacionais de turismo, em todas as acções tendentes à divulgação e promoção da gastronomia são outros dos objectivos desta confraria.

Nenhum comentário: