quinta-feira, novembro 10, 2005

Encerramento da APIF é um escândalo nacional

A presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo considera que o encerramento da Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais (APIF), confirmada anteontem pelo ministro da Agricultura, «é um verdadeiro escândalo nacional»
«É lamentável que numa área tão importante como é a prevenção, o Governo seja tentado a poupar», desabafou Fátima Ramos, criticando a atitude centralista do executivo governamental «quando ameaça encerrar outros serviços descentralizados».
Segundo a autarca, a estratégia devia passar pelo reforço de competências da APIF e da dependência directa do primeiro-ministro ou da presidência do Conselho de Ministros. «Seria uma forma de envolver todos os ministérios e tornar mais eficaz a prevenção e o combate aos incêndios», assegura.
O encerramento da APIF, cujas competências serão transferidas para a Direcção-Geral de Recursos Florestais, leva ainda Fátima Ramos a afirmar que «o Governo prefere gastar no combate em vez de apostar na prevenção e na vigilância».
«Estamos no Inverno, mas Portugal voltará a arder se não apostarmos adequadamente na prevenção», acrescentou.
A APIF foi criada em 2004 pelo executivo anterior com a missão de concertar estratégias, compatibilizar intervenções e orientar e desenvolver acções de prevenção e protecção da floresta contra incêndios.
Anteontem na Lousã, o ministro da Agricultura, Jaime Silva, confirmou que a extinção deste organismo já foi aprovada, aguardando somente a publicação em Diário da República o que deverá acontecer no início de Dezembro.
«Pessoalmente estou chocada por o Governo ceder aos interesses instalados ligados ao lobie da indústria associada ao combate de incêndios», disse Fátima Ramos.

?Machadada na gestão da floresta?

Em comunicado, ?Os Verdes? consideram também «profundamente lamentável o encerramento da APIF», afirmando que «ficam irremediavelmente comprometidos os objectivos que se propunha atingir, assim como as funções que lhe estavam destinadas».
Esta força política acusa o Governo de ser o «promotor de mais uma machadada política na gestão da floresta, nomeadamente no que diz respeito à coordenação a nível central e local no âmbito da prevenção e protecção da floresta contra incêndios».?Os Verdes? lamentam ainda que o Governo não tenha respondido a um requerimento entregue na Assembleia da República, em Outubro último, no qual pedem explicações sobre este as intenções que se vieram agora a confirmar.
Se com esta dcisão o chefe dos bombeiros de Poiares não se manifestar, é porque está tudo bem.
Vamos aguardar pelos acontecimentos na região.

3 comentários:

Anônimo disse...

Então ainda duvidam de que esta gente vai acabar com tudo o que tinha algum valor? Estes nem sequer começaram o trabalho. Uma vergonha. O que interessa, segundo os lobyes económicos é que tudo continue alegremente a arder...

Anônimo disse...

A Fátima Ramos fez alguma coisa pela prevenção no seu concelho?Quantos pontos de água construíu?Quantos hectares limpou.Sejamos honestos a localização da Agência não era a indicada , não tinha pernas para andar, nem condições para funcionar.
Não vamos atirar areia para os olhos.Ela nem tinha prara dar os municipes?

Anônimo disse...

Ó administrador isto por aqui é uma pasmaceira. Ninguém lê, ninguém posta. Um conselho: escreve assuntos mais curtos e de maior interesse local. Não há nada para discutir em Poiares? Se não há só tenho que dar razão e apoiar o Jaime pelo bom trabalho que tem feito. Está tudo capado.