segunda-feira, agosto 30, 2004

Ainda o acidente ocorrido na madrugada de sábado em Vale de Vaz-Poiares.

Liga dos Bombeiros exige inquérito rigoroso
A Liga dos Bombeiros Portugueses exige que o Governo efectue «um inquérito rigoroso, imparcial e não condicionado» à actuação dos agentes envolvidos no acidente ocorrido na madrugada de sábado em Poiares. O órgão máximo dos bombeiros nacionais crítica a postura assumida pelo INEM e manifesta «inequívoca solidariedade» a Jaime Soares.

Solidariedade inequívoca a Jaime Soares por parte da Liga de Bombeiros

A Liga dos Bombeiros manifesta, também, a sua «inequívoca solidariedade» ao comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares, que superintendeu as operações de socorro e foi amplamente criticado no relatório do INEM.
Um documento que a Liga considera «parcial» e que formula um «julgamento sumário, ilegítimo e intolerável de um responsável operacional com mais de 40 anos de serviço público voluntário».
Jaime Soares, que também é presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Coimbra e presidente da Câmara Municipal de Poiares foi acusado de impedir a equipa do INEM de «aceder ao local, assim como conhecer o número real das vítimas». Um situação que o comandante considerou como uma «tenebrosa e diabólica mentira». O comandante dos Bombeiros Voluntários de Poiares afirmou que iria levar o caso «às últimas consequências» e apelou à intervenção do Procurador da República, Souto Moura, em nome do total esclarecimento da situação.

O acidente verificou-se na madruga de sábado na Estrada da Beira, em Vale de Vaz, provocando a morte quase imediata de uma jovem de 19 anos e cinco feridos, um dos quais acabaria por falecer mais tarde.

Consta que as suspeitas do INEM se referem ao estado em que se deveriam encontrar os condutores das duas viaturas, pois com um acidente daquele tipo e aquela hora só podia haver alcool a mais.
A pressa em recambiar os feridos de qualquer maneira tambem deixou muito a desconfiar.

Nenhum comentário: