quarta-feira, agosto 18, 2004

ARGANIL - Monumento evoca ex-combatentes


Depois de um primeiro convívio realizado há um ano, os ex-combatentes da guerra do Ultramar do concelho de Arganil voltam a reunir, desta vez num encontro que será marcado pela inauguração de um monumento de homenagem a todos os arganilenses que morreram na guerra

«Queremos honrar os vivos e os mortos para que as gerações vindouras saibam que houve gente que lutou e morreu pela pátria». Abel Ventura Fernandes, da comissão organizadora do convívio de ex-combatentes, explicava desta forma o objectivo do monumento a ser inaugurado em Arganil no próximo dia 28. A cerimónia terá lugar no dia em que se realiza o segundo encontro de ex-combatentes da guerra do Ultramar de Arganil.
O monumento, segundo explicou Abel Fernandes, não é o desejável, mas o possível. «Gostávamos que o padrão fosse em granito, característico da região, mas vai ser num material que o imita». Ainda assim, o contentamento da comissão organizadora é mais que muito, desde logo pela receptividade da Câmara Municipal de Arganil aquando da proposta de criação de um monumento. O autor do projecto é mesmo um dos vereadores da autarquia, Miguel Pinheiro, que desde logo se prontificou a abraçar a iniciativa.
O local escolhido para erguer o padrão foi uma rotunda da zona nova do Sobreiral, junto às novas escolas. Uma escolha que não foi ao acaso já que a comissão quis que o monumento - um oblíquo em espiral em altura onde vão constar os nomes dos combatentes do concelho, freguesia e local onde faleceram -, seja «um bom exemplo para os alunos, exemplo de quem cumpriu uma missão e deu a vida», explicou Abel Fernandes. Na ocasião, e complementando o monumento, será também descerrada a placa da nova rua que antecede a rotunda, a partir de então denominada Rua dos Combatentes do Ex-Ultramar Português.

Nenhum comentário: