sexta-feira, agosto 06, 2004

POIARES ? A fé e a festa da Senhora das Necessidades

No segundo fim?de?semana de Agosto não há quem não cumpra promessas, não renove a sua fé e não festeje a Senhora das Necessidades.
Pelo 105º ano, a Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, Instituição Particular de Solidariedade Social, organiza, no segundo domingo do mês de Agosto, as festas em honra da padroeira do concelho, Nossa Senhora das Necessidades.
A Festa começa este fim de semana e termina na segunda?feira.
Com o patrocínio da Câmara Municipal de Poiares, o programa dos festejos é rico e variado. Durante os três dias, decorre a quermesse, que oferece valiosos prémios, e estão à disposição dos visitantes várias actividades, como pistas de automóveis ou ainda carrósseis, nos quais poderá gastar todas as suas energias, recuperando?as rapidamente nas tendas de farturas ou de pão com chouriço.
Este ano as festas contam com a participação de artistas que animarão as noites de Verão e de festa, com nomes como ?Toy?, o artista que hoje pisa o palco, ?Bonga?, que actua amanhã, dia do grandioso fogo de artifício, e ?Nel Monteiro? que encerra os festejos, na segunda?feira.
Os actos de devoção a Nossa Senhora das Necessidades são uma parte muito importante nestes festejos. Todos os dias há missa na Capela de Nossa Senhora das Necessidades, mas o provedor da Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades, confessa que o auge da festa religiosa são a missa solene, no domingo, às 17H00, e a procissão.
A procissão, que percorrerá o itinerário habitual, será composta pelas figuras dos dos santos das igrejas e capelas do concelho, pelas Filarmónicas Fraternidade Poiarense e Santanense, pelo agrupamento 711 dos escuteiros e orientada pelo corpo de bombeiros voluntários.

Ponto de encontro

Estas festas do concelho são muito antigas e já foram, há alguns anos atrás, a segunda festa mais importante do distrito, logo a seguir às festas de Coimbra, em honra da Rainha Santa. José Pedroso Carvalho confessa que os festejos têm vindo a perder um pouco do seu brilho, mas continuam a ser um grande arraial, um ponto de reunião para os poiarenses e para os muitos amigos ou familiares que estão pelo país ou estrangeiro e, nesta altura, voltam à terra natal.
Uma parte das receitas recolhidas é destinada ao lar de idosos, dirigido pela Irmandade. José Pedroso Carvalho conta que a instituição existe há 105 anos e que na sua criação recusou a denominação de Santa Casa da Misericórdia, ?apenas e só por causa da cor da opa preta?.

Em prol dos necessitados e à espera da abertura do hospital de beneficiência

Quando a Irmandade de Nossa Senhora das Necessidades foi criada, a santa já era padroeira do concelho, e foi por isso que a instituição optou por essa denominação.
O Provedor José Pedroso Carvalho explica que a fé em torno da santa nasceu há muito tempo, quando um grupo de poiarenses, radicado no Brasil, ambicionou construir um hospital, em Vila Nova de Poiares, para ajudar os necessitados.
Construído o hospital, o grupo decidiu erigir uma capela com a imagem de Nossa Senhora das Necessidades, para garantir a recolha de fundos, gerados pelas promessas e, desta forma, poder ajudar o hospital nas despesas.

Hoje em dia, o Hospital de Beneficência Poiarense ainda existe mas encontra?se encerrado.
Vila Nova de Poiares está à espera da autorização da tutela para poder abrir de novo a unidade.
O Hospital de Beneficência Poiarense - Unidade de Cuidados Continuados está renovado, equipado e pronto para abrir de portas ao serviço da saúde dos Poiarenses, assim chegue a luz verde das entidades competentes.


Comentarios cá do je......

Então e o que falta? Porque não pedem ao Presidente da Câmara?

Há tantos anos que ele é presidente e será que não consegue nada para o Hospital?
Mas ele é tão boa pessoa e tem cara de benemerito.
Será que se terá ainda de pedir aos emigrantes?

Um comentário:

Unknown disse...

Moro em Minas Gerais, Brasil. Aqui temos uma imagem que, em uma pequena cidade, os moradores tratam de Nossa Senhora das Necessidades. Porém, não vejo nenhuma diferença desta com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Gostaria de saber se a imagem de Nossa Senhora das Necessidades possui algum atributo que a caracterize.