segunda-feira, agosto 23, 2004

Poiares - Jaime pede inquérito



Uma central de socorro única e um inquérito rigoroso à actuação do INEM no acidente de sábado são duas exigências do comandante dos Bombeiros de Poiares.

Jaime Soares, o comandante dos Bombeiros de Poiares, que chegou ao local do acidente cerca de três minutos depois do alerta ter sido dado para o 112, vai exigir que seja feito ?um rigoroso inquérito ao INEM e à própria intervenção dos bombeiros?.
Em causa, estão vários pontos que, em seu entender, poderão ter contribuído para o agravamento do estado de saúde dos jovens feridos com gravidade.
Sublinhando o facto da equipa do INEM ter chegado cerca da 01H55 - quando já nenhuma das vítimas se encontrava no local - Jaime Soares garante que os bombeiros cumpriram os passos fundamentais para socorrer as vítimas.
?Chegámos ao local por volta da 01H34. Encontrámos duas viaturas batidas, retirámos três feridos para o Centro de Saúde de Poiares, desencarcerámos um deles, enviando os três mais graves para o Hospital de Coimbra em duas ambulâncias?reserva do INEM, com duas macas, nos Bombeiros da Lousã?, contou Jaime Soares, adiantando que a equipa do INEM voltou para trás ?depois de ter sido informada da ocorrência?.
O mais grave, foi ?o facto da equipa do INEM ter mandado parar as ambulâncias no caminho fazendo com que os feridos, um deles - o João Pedro - com lesões internas gravíssimas, tivessem chegado ao hospital por volta das 03H30?.
Sublinhando que ?se perdeu demasiado tempo?, o comandante dos Bombeiros de Poiares lembrou que ?45 minutos é o tempo considerado óptimo para se transportar os feridos em boas condições?. ?Mas nós conseguimos em 20 minutos?, reforçou.
Uma situação que, segundo Jaime Soares vem reforçar aquilo que considera ser a ?eterna falta de respeito do INEM para com os Bombeiros? e que segunda?feira passada justificou uma reunião dos bombeiros do distrito de Coimbra. De onde saiu o pedido urgente de uma reunião a direcção do INEM em Coimbra, a Federação dos Bombeiros e o Serviço de Protecção.

Nenhum comentário: