segunda-feira, agosto 02, 2004

GOIS - FACIG começa quarta-feira

É uma feira agrícola, comercial e industrial que tem também uma forte vertente artesanal e gastronómica. A XII FACIG arranca quarta-feira, uns dias antes do habitual para não coincidir com a concentração motard que em meados de Agosto terá lugar na vila de Góis

Uma boa oportunidade para os mais de 60 expositores inscritos mostrarem os seus produtos, representando assim os vários sectores do concelho que vão desde material agrícola, artesanato, gastronomia, mobiliário, entre muitos outros. A par da exposição, muitos espectáculos nocturnos completam o certame, não esquecendo a já tradicional festa da espuma e o Góis Fashion que desde há nove anos tem levado à vila estilistas e modelos e renome nacional.
Lurdes Castanheira, vereadora da autarquia, considera, contudo, que o importante «contrariamente a outras organizações», não é a quantidade de expositores, mas «que seja uma semana de festa para a população goiense e para aqueles que nos visitam».
Ainda assim, segundo diz, no recinto do Parque do Baião vai estar uma «representação significativa» daquilo que se produz e existe no concelho de Góis.
Uma das apostas da organização, a cargo da Câmara Municipal, vai no sentido da promoção do artesanato. Cestaria, olaria, fabrico de colheres de pau, fabrico artesanal de calçado, tapeçaria e artes decorativas, são algumas das formas de artesanato presentes no certame e ao vivo.

A gastronomia da região está também presente na FACIG. Neste sentido está prevista a participação de quatro restaurantes que vão apostar forte na promoção dos pratos regionais. «Sem prejuízo de termos outros pratos, temos exortado as pessoas para que tenham uma especial atenção para a gastronomia local, para aquilo que nos identifica», disse a vereadora dando como exemplo a truta, a chanfana, o cabrito, a tigelada e as filhoses com mel.
Tradição também é a festa da espuma, sem dúvida «a noite mais concorrida» da FACIG, a realizar no Parque do Cerejal.
Vários eventos que fazem da FACIG um acontecimento,«bastante positivo», tendo em conta que Góis é um concelho com 4800 habitantes.

Nenhum comentário: