segunda-feira, agosto 02, 2004

CÂMARAS MUNICIPAIS QUE APRESENTARAM PLANOS DE PREVENÇÃO


A lista de autarquias com projectos de prevenção apresentados,não inclui vários concelhos de zonas de alto risco de incêndio, como Monchique, Almeida e Celorico da Beira. O director da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Sousa Macedo, garante ter enviado, em 16 de Março passado, um folheto informativo a todos os autarcas, com explicações sobre os subsídios para a vigilância e prevenção de incêndios.

Nem assim a adesão foi muito forte. Sousa Macedo lamenta que tenha ?havido câmaras de zonas de alto risco de incêndio que não apresentaram projectos de prevenção?.


Arcos de Valdevez, Vila Verde, Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Valongo, Santo Tirso, Lousada, Santa Maria da Feira, Gondomar, Pampilhosa da serra, Baião, Trofa, Lousã, Arganil, Vila Nova de Poiares, Gois, Penela, Miranda do Corvo, Ancião, Pombal, Castelo Branco, Leiria, Nazaré, Sertã, Amares, Cabeceiras de Basto, Vizela, Celorico de Basto, Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes, Armamar, Castelo de Paiva, Meda, F. de C. Rodrigo, Pinhel, Trancoso, Sabugal, Fornos de Algodres, Fundão, P. Grande, Figueiró dos Vinhos, Vila Velha de Ródão, Proença a Nova, Vila de Rei, Mação, Setúbal e S. Brás de Alportel.

?As câmaras municipais não fizeram nada para alterar a situação ao nível da prevenção, isso, parece-me, evidente?. E precisa: ?as câmaras não precisam que a Administração Central lhes diga o que devem fazer para limpar as silvas e o mato à volta das casas. Estamos a falar de medidas elementares para proteger pessoas e bens?.

O Ministério da Agricultura aprovou 232 projectos de prevenção de incêndios no valor de 78 milhões de euros.

Nenhum comentário: