terça-feira, agosto 24, 2004

Poiares: Jaime Soares nega ter impedido acesso a vítimas de acidente



O comandante dos Bombeiros Voluntários de Poiares (BVP), Jaime Soares, negou hoje que tenha impedido o acesso da emergência médica às vítimas de um acidente, apelando à intervenção do Procurador Geral da República no caso.

"Apelo penhoradamente ao senhor Procurador que mande investigar esta situação até às últimas consequências", declarou à agência Lusa Jaime Soares, frisando que a acção de Souto Moura deve "contribuir para esclarecer" a participação dos bombeiros e dos profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no socorro às vítimas do acidente.

Num relatório do INEM, hoje divulgado, o comandante dos BVP é acusado de ter impedido o acesso de uma equipa da emergência médica ao local onde colidiram dois automóveis na madrugada de sábado, na estrada da Beira (EN-17), em Vale de Vaz, concelho de Vila Nova de Poiares.

Resultaram do acidente um morto (uma jovem de 19 anos, oriunda de Lisboa) e cinco feridos, mas Jaime Soares disse que uma segunda vítima, António Diogo Malta, natural da Lousã, sucumbiu hoje nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

De acordo com o relatório elaborado pela médica dos HUC que chefiava a viatura do INEM, Jaime Soares impediu a equipa "de aceder ao local, bem como de conhecer o número real de vítimas".

Numa nota que acompanha o relatório enviado à Lusa hoje à tarde, assinada pelo vogal Pedro Lopes, o conselho directivo do INEM "assume por inteiro" o conteúdo do documento.

"Amanhã mesmo, vou accionar judicialmente os responsáveis do INEM que divulgaram o comunicado", adiantou Jaime Soares, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Coimbra.

Na sua opinião, o relatório é documento "tenebroso, diabólico e mentiroso".

Jaime Soares refuta as acusações da equipa do INEM, afirmando que, no local do acidente, depois de ter assegurado "todos os cuidados" aos feridos, comandando os bombeiros de Poiares e da Lousã, informou a médica do número de vítimas transportadas às unidades de saúde e dos procedimentos adoptados antes da chegada da viatura de emergência.

Nenhum comentário: