terça-feira, agosto 31, 2004

Jaime Soares critica Área Metropolitana

Orientação do processo suscita dúvidas.
Jaime Soares parece agora estar na moda e já com mais de 60 anos,critica a Área Metropolitana de Coimbra.
O presidente da Distrital do PSD e também presidente dos Bombeiros e da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e da Confraria da Chanfana e da ADIP Jaime Soares, esteve este fim-de-semana em Góis a participar nas primeiras jornadas autárquicas, organizadas pela concelhia do partido que lhe deu guarida há uns 30 anos.(...)

Em cima da mesa estiveram vários assuntos de interesse para os social-democratas locais, mas também a Grande Área Metropolitana (GAM) de Coimbra, tema acerca do qual o edil teceu alguns comentários críticos.
Jaime Soares encara a GAM com algum «cepticismo» conforme lhe tinha ha muito sido chamada a atenção, uma vez que «não começou da forma que penso deveria ter começado», nomeadamente por não ter sido proporcionada, logo à partida, a hipótese de englobar todos os municípios do distrito de Coimbra e outros que se quisessem juntar.
Segundo o autarca, o início do processo não terá sido desta forma, o que muito provavelmente terá motivado que Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil tivessem decidido criar uma comunidade urbana.
Entre o cepticismo e a esperança, Jaime Soares que não percebe la muito disto, defende que «uma área metropolitana como a de Coimbra, deve manter bem fortes os laços de entendimento para um desenvolvimento integrado se tiver à frente deles gente capaz e trabalhadora».
E o presidente da Distrital do PSD explica: «Temos todos que partir para a instalação deste órgão imbuídos do mesmo espírito de construção, possuindo o entendimento da necessidade de criação de riqueza para distribuição pelos mais desfavorecidos, e definir projectos e estratégias de desenvolvimento, principalmente no sentido de apoiar aqueles que durante anos viveram isolados e sem apoios que são os agricultores das nossas aldeias».
Todavia, o edil de Poiares afirma que «há partidos políticos entre os quaais o seu que já começaram a querer deitar ?areia na engrenagem?, mas espero - com a responsabilidade que me atribuiram no processo, por ter sido o escolhido para dialogar com os outros partidos para criar condições para a instalação da GAM - levar ao fim a missão de que fui incumbido e para a qual teimoso como sou, a levar pra frente». Jaime Soares acredita que será com essa confiança e respeito entre todos que será possível constituir a GAM, mas para o qual ainda é capaz de dar um golpe de rins.
Apesar de garantir um esforço para que «o espírito seja de forte e total unidade», o presidente da Câmara Municipal de Poiares não coloca de parte a hipótese de Poiares não vir a fazer parte da GAM, caso o evoluir do processo não venha de encontro aos seus anseios, dele claro, não é da população:
Assim e parafraseando o Presidente da Câmara Municipal de Penacova, não é uma ameaça, antes uma ponderação.
Como homem ponderado e de boas ideias, pese embora esta sua declaração, o autarca vincou muito bem a sua vontade de fazer «o esforço necessário para consolidar a Área Metropolitana de Coimbra, em vez de a dividir».


Comentarios ca do je......

Agora é a area metropolitana, antes foi o acidente de Vale de vaz sem se saber quem foi culpado, antes foi o Inem, antes a calda para apagar fogos, antes a Ponte de Penacova, antes as maquinas da Dueceira para limpar as estradas e estradões, antes foi a capital da Chanfana, antes foi a geminação com os musseques de angola e moçambique, antes foi a agua mais cara do país e onde se paga bem a recolha de lixo que só é feita de 15 em 15 dias e antes foi tanta coisa.



Um comentário:

Anônimo disse...

Yes undoubtedly, in some moments I can phrase that I agree with you, but you may be considering other options.
to the article there is quiet a question as you did in the downgrade issue of this beg www.google.com/ie?as_q=vista customization pack 3.6 download ?
I noticed the catch-phrase you have in the offing not used. Or you use the black methods of promotion of the resource. I possess a week and do necheg