sábado, agosto 21, 2004

ARGANIL - Junta de Cepos

Parque de lazer motiva eleições intercalares
A falta de legalização de um parque de lazer da Junta de Cepos, concelho de Arganil, provocou a demissão da maioria dos membros da Assembleia de Freguesia e obrigou à marcação de eleições intercalares para 10 de Outubro.
O governador civil de Coimbra convocou novas eleições, depois da Assembleia ter perdido o quorum na última reunião, no dia 8 de Agosto.
Ao longo dos últimos dois anos,vários eleitos do PS apresentaram a demissão, alegadamente por discordarem da construção de diferentes infra- -estruturas no complexo de lazer de Chã da Cabeça.
Os contestatários, na maioria dos casos, justificaram a decisão de abandonarem a Assembleia de Freguesia com «razões de ordem pessoal», não tendo referido a sua posição nesta polémica.
Dos 11 membros que integram o órgão, oito, todos do PS, apresentaram a demissão em diferentes datas ao presidente da mesa, José Oliveira Baeta, o único que foi eleito pelo PSD.
Um pavilhão multiusos (que inclui um restaurante), um parque de campismo, um parque de merendas e uma piscina foram construídos pelo empresário Armando Barata Martins naquele terreno e oferecidos à Junta, para que a população os pudesse utilizar.
O terreno, com uma área de 15 hectares destinada à silvio-pastorícia, está na posse da Junta de Freguesia «há mais de 100 anos», mas que a sua legalização, através de escritura de justificação (posse por usucapião), deverá ser «assinada em breve».
Até às eleições intercalares, a 10 de Outubro, Armando Cubanco vai presidir a uma comissão administrativa que integra os restantes membros do executivo e que assumirá os «actos de gestão urgente e inadiável», segundo uma nota do governador civil, Fernando Antunes.
O Governador Civil de Coimbra explica que as eleições são convocadas após a «renúncia do último elemento da lista» que o PS candidatou à Assembleia de Cepos em 2001.
Armando Cubanco vai recandidatar-se ao cargo de presidente da Junta de Freguesia, encabeçando uma lista do PS pela terceira vez consecutiva.

Nenhum comentário: