sábado, agosto 28, 2004

Câmara de Coimbra na mira de Penedos


O actual vereador de Poiares e apoiante da candidatura de José Sócrates à liderança do PS faz depender do avanço de Fausto Correia a sua disponibilidade para concorrer à Câmara de Coimbra

O socialista Paulo Penedos está disposto a protagonizar a candidatura do PS à presidência da Câmara Municipal de Coimbra, nas eleições autárquicas de Outubro de 2005, caso Fausto Correia se manifeste indisponível para avançar. «Se essa indisponibilidade se confirmar, no momento próprio e nos órgãos próprios, direi que o partido pode contar comigo para travar esse combate», afirma Paulo Penedos, vereador da Câmara de Poiares e apoiante da candidatura de José Sócrates à liderança do PS.
Paulo Penedos, advogado de 34 anos, diz que apoiará Fausto Correia, se este for candidato. Mas não acredita que o agora eurodeputado ainda esteja interessado em concorrer à Câmara de Coimbra.
Funda esta convicção numa notícia publicada anteontem no semanário Campeão das Províncias. «O texto indicia que o dr. Fausto Correia não vai ser candidato», conclui Penedos, desafiando o deputado europeu a anunciar já a sua decisão, e não apenas na véspera da eleição do próximo secretário-geral do PS, no final de Setembro, como sugere o semanário.
"Fausto" escolheu este ?timing?, porque é aquele que melhor joga com a decisão que já tomou», diz Paulo Penedos. Na sua opinião, «é inaceitável que o tabu se prolongue por mais alguns dias ou meses. Estamos a menos de um ano da formalização das candidaturas autárquicas e o dr. Fausto Correia já não tem o direito de estabelecer ?timings?» critica.
A candidatura de Fausto era dada como certa até o Diário de Coimbra noticiar, há cerca de um mês, que o presidente da concelhia socialista de Coimbra, Luís Vilar, apoiava Sócrates na corrida à liderança do PS. Aparentemente, Fausto recuou por não ter gostado de saber que o homem por quem fora convidado a candidatar-se à Câmara estava do lado do ex-ministro do Ambiente que, durante o último Governo socialista, tentou pôr a cimenteira de Souselas a incinerar resíduos industriais perigosos.
Paulo Penedos diz que Fausto Correia «não tem condições para se sentir confortável na candidatura à Câmara», mas acrescenta que «foi ele que se pôs de fora da nova solução nacional para o partido.
Automarginalizou-se», insiste Paulo Penedos o ex-número dois de Sérgio Sousa Pinto, quando este era secretário-geral da JS.

Co-incineração não tem
lugar em Coimbra

Luís Vilar, o homem a quem cabe propor o nome do candidato autárquico aos órgãos nacionais do partido, não mereceu o apoio de Paulo Penedos, quando se candidatou à presidência da concelhia socialista de Coimbra. Mas Paulo Penedos também não esteve com o adversário de Luis Vilar, o socialista João Silva, que apoia a candidatura de Manuel Alegre a secretário-geral.

De resto, tal como Luis Vilar e muitos outros socialistas de Coimbra, Paulo Penedos foi contra a co-incineração, na condição de deputado municipal em Coimbra, mas, agora, está com Jose Sócrates. «Sempre disse que a co-incineração não tinha lugar em Coimbra, e continua a não ter, enquanto não for demonstrada a ausência de riscos para a saúde pública», afirmou Paulo Penedos que foi o adversário de Ferro Rodrigues no último congresso do PS.
Embora admita que, no caso de Jose Sócrates vir a liderar o partido e a ser primeiro-ministro, a co-incineração possa ser «hipótese», o vereador de Poiares acredita que ela não se vai concretizar. Sustenta a crença afirmando que a moção de candidatura de Sócrates, redigida por Sérgio Sousa Pinto, tem «políticas sectoriais bem elencadas, com compromissos claríssimos», mas nada diz sobre co-incineração. Recorde-se que, sábado passado, em Coimbra, Jose Sócrates recusou-se a falar sobre gestão de resíduos industriais, por considerar inoportuno referir-se a matérias «tão detalhadas» no âmbito do combate político que está a travar.
Por outro lado, Paulo Penedos diz que a cimenteira de Souselas só foi escolhida como destino de resíduos industriais, durante o último Governo de António Guterres, «porque o PS/Coimbra tem sido uma irrelevância política no contexto nacional».
Ora «Coimbra ganhará força» com a vitória de Sócrates, assegura Paulo Penedos, ao salientar o apoio que a candidatura do ex-ministro do Ambiente merece de António Campos, influente militante do distrito de Coimbra que chegou a ser uma espécie de braço direito de Mário Soares.

Nenhum comentário: