sexta-feira, agosto 13, 2004

Romeiros a caminho do Senhor da Serra - Miranda do Corvo


Os romeiros voltam a fazer-se à estrada, rumo ao Santuário do Divino Senhor da Serra, dando corpo a uma tradição de séculos e a uma devoção única em toda a Região das Beiras.
A romaria começa amanhã, dia 14, prolongando-se até ao dia 22, formando uma verdadeira novena em prol da fé e da palavra de Deus

Ao longo de muitos anos foi a romaria por excelência das gentes das Beiras, desde o litoral ao interior. Vindos de todos os pontos, os romeiros subiam ao Santuário, cumpriam as suas promessas, pediam as suas graças e ouviam a palavra de Deus.

Em meados de Agosto a tradição mandava e as multidões arrastavam-se rumo ao Santuário, em terras de Semide, no concelho de Miranda do Corvo. Hoje, a tradição perdeu muito desse antigo brilho, mas mantém-se viva, pela fé dos devotos que, ano após ano, continuam a demandar o Divino Senhor da Serra.

As suas raízes, de acordo com o padre António Pedro,prendem-se com a romaria da Senhora da Boa Morte, ou da Senhora da Assunção, venerada no Mosteiro de Semide. «As pessoas iam ao Convento de Semide, venerar a Senhora da Boa Morte e, aproveitando a deslocação, subiam um pouco mais e deslocavam-se ao Santuário do Senhor da Serra, ao local onde se encontrava a Cruz, considerada milagrosa».

Uma tradição que, remonta há vários séculos, pois muito antes do actual Santuário, obra que data dos princípios do século, já ali se erguia a ermida, cujos registos se perdem no tempo, sendo certas as referências que a ela são feitas por alturas do século XVII.

Nenhum comentário: