segunda-feira, agosto 30, 2004

Ponte de Penacova terá novo tabuleiro


O tabuleiro da ponte de Penacova vai ser desmantelado para dar lugar a um novo, mantendo-se os pilares e os encontros com as duas margens do Mondego.
Foi esta a solução de compromisso encontrada para solucionar a quebra da amarração de um tirante da quase centenária travessia.

A Ponte José Luciano de Castro, normalmente designada por Ponte de Penacova, vai ser desmontada para dar lugar a uma nova, pelo menos no que diz respeito ao tabuleiro, uma vez que os pilares e os encontros com as margens vão ser aproveitados por apresentarem condições adequadas a suportar uma nova construção.
Trata-se de uma solução que vem pôr termo à dúvida que se instalou entre a população e autarcas desde a ruptura de parte da estrutura na madrugada do dia 12 de Julho passado.
Segundo o Instituto das Estradas de Portugal (IEP) começou-se por equacionar a reparação da ponte tal como estava, mas chegou-se à conclusão que, com os custos de manutenção inerentes à conservação, seria mais económico construir uma nova ponte.
Tendo em conta o bom estado dos pilares e dos encontros com as margens, foi tomada a opção de aproveitar estas estruturas, sendo construído de raiz apenas o tabuleiro, cuja perfil ainda é desconhecido, mas que deverá assentar na solução actual de ter uma faixa em cada sentido.

Maurício Marques,presidente da Câmara de Penacova, concelho onde se insere a ponte e onde algumas populações têm sofrido bastantes incómodos depois de perderem a principal passagem para a outra margem, mostra-se agradado com a solução encontrada.
De acordo com as palavras do edil, a construção de um novo tabuleiro em cima dos pilares já existentes, «corresponde às expectativas» que tinha para solucionar o problema.
Segundo o autarca, o projectista encarregue de requalificar a estrutura, inaugurada em 1906, «pretendia que a ponte fosse recuperada tal com estava, substituindo os tirantes».
Por outro lado, também diz que «havia muita gente que não estava interessada que se fizesse ali uma nova ponte».
Maurício Marques diz ser sua convicção que aquela localização «é a que melhor serve as populações», sublinhando que considera ser um valor acrescentado o aproveitamento de parte da obra já existente, referindo-se especialmente aos «pilares, bonitos, que já não se fazem hoje em dia».

Com a nova solução agora encontrada, e que estará em fase de projecto, a nova ponte José Luciano de Castro só será uma realidade no próximo ano, o que vai prolongar o sacrifício de muitos munícipes por mais algum tempo.
Maurício Marques mostra-se solidário e preocupado com o problema, que agora vai ser agravado com o início das aulas, mas não deixa de lembrar que mais vale esperar uns meses para ter uma ponte nova do que continuar na situação actual.

Nenhum comentário: