segunda-feira, agosto 02, 2004

Floresta - desinteresse alarmante

FOGOS IGNORADOS NAS FREGUESIAS

As juntas de freguesia revelaram um desinteresse alarmante com a prevenção contra incêndios em 2004. Os dados do Ministério da Agricultura revelam que, das mais de quatro mil juntas de freguesia dispersas por todo o território nacional, apenas dez tiveram aprovados projectos de investimento na prevenção contra os fogos, entre Fevereiro e 5 de Julho deste ano, no âmbito do Programa Agris, gerido pelos serviços regionais da tutela.

Mesmo que as câmaras municipais apresentem projectos desta natureza a este programa, as juntas de freguesia podem apresentá-los também, a título individual, se considerarem importante a prevenção e protecção da área florestal da respectiva freguesia. Foi assim que, segundo a lista de câmaras municipais e juntas de freguesia com projectos de prevenção contra fogos aprovados, as freguesias de S. Pedro do Sul, Sameiro e Amieira, todas localizadas em zonas de risco, decidiram investir em medidas preventivas contra fogos na sua área.

Mas o número de câmaras municipais com projectos de prevenção contra fogos aprovados, no âmbito do Programa Agris, cuja lista já se divulgou, também não abona muito em favor do poder autárquico.
Entre Fevereiro e 5 de Julho deste ano, segundo a Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), apenas 50 autarquias, num total de 305, tiveram projectos aprovados.

Os efeitos desastrosos dos incêndios do último Verão devem ter ficado bem presentes na memória de alguns autarcas: das 50 câmaras com projectos aprovados, 17 autarquias concentram 47 projectos, que representam 57 por cento do número total de aprovações. Câmaras como Figueiró dos Vinhos, Pombal, Mação e Castelo Branco tiveram aprovados quatro projectos de prevenção contra incêndios.


Nenhum comentário: